Você está aqui: Página Inicial > TODOS OS TEXTOS DO PORTAL (conteúdos de capas) > Programa Produtor de Água - Projeto Produtor de Água no Pipiripau

Programa Produtor de Água - Projeto Produtor de Água no Pipiripau

por Digital/ASCOM publicado 17/07/2018 15h59, última modificação 17/07/2018 16h11

Iniciado em dezembro de 2011, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau atua em ações de conservação de água e solo na bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, manancial que nasce em Goiás, mas possui a maior parte de sua área no Distrito Federal.

Para cumprir seu objetivo, a iniciativa trabalha em ações de revitalização ambiental por intermédio do pagamento por serviços ambientais (PSA) prestados por produtores rurais da região.

Há anos, essa bacia tem sido cenário de conflitos pelo uso da água em razão do seu uso para abastecimento humano, irrigação de culturas agrícolas, além de servir aos diversos usos na pecuária. A consolidação do projeto permitiu uma governança harmoniosa entre os parceiros e usuários da água.

O Projeto atua na recuperação de Áreas de Preservação Permanente, além de ações de readequação de estradas rurais, construção de barraginhas e educação ambiental. Com todas essas frentes de atuação, o intuito é aumentar o volume de água que recarrega o lençol freático e diminuir o escoamento superficial, que resulta em problemas, como erosão e assoreamento.

Contato: 

Site: http://www.produtordeaguapipiripau.df.gov.br/

 

Parceiros

ANA

Banco do Brasil

Fundação BB

TNC/GO

WWF

ADASA

DER/DF

EMATER-DF

WWF

IBRAM

EMBRAPA

SEAGRI/DF

SEMA/DF

Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO)

Rede de Sementes do Cerrado

Universidade de Brasília (UnB)

Pede Planta