Você está aqui: Página Inicial > TODOS OS TEXTOS DO PORTAL (conteúdos de capas) > Hidroeletricidade

Hidroeletricidade

por ASCOM publicado 14/03/2017 15h26, última modificação 29/06/2017 11h31

Com um dos maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o Brasil possui diversos empreendimentos no setor, classificados em três tipos, de acordo com a capacidade de geração de energia:

  • Central Geradora Hidrelétrica (CGH), com menor capacidade de geração.
  • Pequena Central Hidrelétrica  (PCH) e
  • Usina Hidrelétrica (UHE), com maior capacidade produtiva de energia.

 

Os empreendimentos que impactam de forma significativa a disponibilidade da água para os demais usos do recurso são analisados de forma diferenciada pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Dentre as doze regiões hidrográficas brasileiras, a Região Hidrográfica Amazônica (RH Amazônica) possui o maior potencial hidrelétrico do país. Porém, atualmente, apenas uma pequena parcela é aproveitada. Já a RH Paraná, onde está instalada a usina binacional de Itaipu (maior usina no país), tem parte considerável do seu potencial já em utilização.

Os rios Tocantins, São Francisco, Grande, Paraná, Iguaçu e Pa­ranaíba são os que possuem a maior capacidade instalada e em operação de usinas hidrelétricas.

Acesse o mapa interativo da hidroeletricidade e visualize a distribuição dos empreendimentos hidroelétricos do país, entre outras informações.