Chuvas

por ASCOM publicado 21/03/2017 15h17, última modificação 25/04/2017 15h15

Na maior parte do Brasil, as estações de secas e de chuvas são bem definidas. Contudo, é necessário acompanhar com atenção o padrão de chuvas e toda alteração de comportamento para, por exemplo, realizar a gestão eficiente dos reservatórios, responsáveis por armazenar água nos períodos úmidos e garantir a disponibilidade de recursos hídricos em épocas mais secas. Em algumas regiões do país, os reservatórios asseguram, inclusive, a demanda contínua para o abastecimento humano.

O monitoramento das chuvas ainda é fundamental para analisar alguns casos de exceção; por exemplo, nos casos em que, na média anual, o período de estiagem não foi extremamente seco, mas a chuva foi insuficiente e resultou na diminuição da vazão de uma bacia. Da mesma forma, o evento de um período muito chuvoso dentro do ano pode causar grandes danos em determinado local.

Um dos papéis da Agência Nacional de Águas (ANA) é analisar, acompanhar e coletar esse tipo de informação para saber realmente a quantidade de água disponível.

Acesse o mapa interativo da precipitação média anual e tempo de retorno e saiba mais.