Você está aqui: Página Inicial > TODOS OS TEXTOS DO PORTAL (conteúdos de capas) > Água no mundo > Parcerias com organismos e programas internacionais

Parcerias com organismos e programas internacionais

por Digital/ASCOM publicado 09/03/2018 14h30, última modificação 12/03/2018 16h14

São muitas as organizações internacionais que trabalham com a gestão de recursos hídricos no mundo. Essas instituições produzem conhecimento e intercâmbios baseados nas diferentes realidades onde elas atuam, além de serem um importante foro de discussões e aprimoramento de cada um dos seus membros.  

O cenário de cooperação internacional da ANA contempla parcerias com o Conselho Mundial da Água (WWC), a Parceria Global pela Água (GWP - Global Water Partnership), a Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (Relob) e programas do Sistema ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a ONU-Meio Ambiente (PNUMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

A ANA é também um Centro Regional do Componente Água do Sistema de Monitoramento Ambiental Global (GEMS/Water, na sigla em inglês) para a América Latina e Caribe e países em desenvolvimento de língua portuguesa. O Sistema é coordenado pela ONU Meio Ambiente e visa manter uma base de dados global sobre a qualidade das águas e apoiar os países na implementação e aprimoramento das redes de monitoramento de qualidade das águas. 

A ANA também tem parcerias e acordos específicos de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (The United States Army Corps of Engineers - USACE) e com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (The United States Geological Survey - USGS); e o Projeto Apoio à Gestão e ao Monitoramento de Recursos Hídricos nos Países da CPLP.

Conheça todos os projetos de cooperação internacional: