Você está aqui: Página Inicial > Senado instala subcomissão para o 8º Fórum Mundial da Água

Notícias

Senado instala subcomissão para o 8º Fórum Mundial da Água

publicado: 22/02/2018 17h30 última modificação: 22/02/2018 17h30
Marcos Oliveira / Agência Senado

Na manhã desta quinta-feira (22), o Plenário do Senado Federal oficializou a instalação da Subcomissão Temporária do Fórum Mundial da Água. Vinculada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa, a nova subcomissão terá atribuições de acompanhar os preparativos para realização do 8º Fórum Mundial da Água e ajustar o discurso para os debates sobre o papel do Parlamento na busca para garantir o direito à água. A 8ª edição do Fórum acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março de 2018, sob coordenação da Agência Nacional de Águas e do Governo do Distrito Federal, por meio da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa).

O presidente da subcomissão será o senador Jorge Viana (PT-AC) e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) atuará como vice-presidente. Segundo Viana, a ação é uma grande oportunidade de trazer o tema do Fórum para o Parlamento. Já se antecipando aos prováveis legados do evento, Jorge Viana protocolou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/2018, que assegura aos cidadãos brasileiros o acesso à água como um direito fundamental, como já vem recomendando a Organização das Nações Unidas (ONU) ao mundo inteiro.

A subcomissão será composta ainda por Roberto Muniz (PP-BA); Ana Amélia (PP-RS); Fátima Bezerra (PT-RN); Acir Gurgacz (PDT-RO); Armando Monteiro (PTB-PE); Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE); Flexa Ribeiro (PSDB-PA); Hélio José (PROS-DF); Lasier Martins (PSD-RS); Otto Alencar (PSB-BA); Reguffe (sem partido-DF); e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O Fórum

O 8º Fórum Mundial da Água é um espaço para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água em todo o planeta. Mais de 40 mil pessoas de mais de 100 países são esperadas para o maior evento do mundo sobre recursos hídricos, que será realizado em março deste ano, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha.

A primeira edição do Fórum Mundial ocorreu em 1997, em Marraquexe, no Marrocos. Ao longo desses 20 anos, o evento passou por Haia, na Holanda (2000), Quioto, no Japão (2003), Cidade do México, no México (2006), Istambul, na Turquia (2009), Marselha, na França (2012), e Daegu e Geongbuk, na Coreia do Sul (2015).

registrado em: