Você está aqui: Página Inicial > Sala de Situação

Sala de Situação

Versão beta - caso prefira, acesse aqui a versão anterior da sala de situação

Inaugurada em 2009, a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA) monitora e analisa a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a decisão das autoridades responsáveis pela gestão de eventos hidrológicos críticos no País. Assim, a ANA participa do planejamento e promove ações destinadas à prevenção e redução dos efeitos das secas e inundações no Brasil.

Acesse os sistemas no menu ao lado ou selecione a área desejada para conhecer os boletins e outras informações:

Sala de Situação

 A ANA também disponibiliza as seguintes informações sobre a situação das águas do Brasil:  

 

A Agência apoiou a implantação de salas de situação nos estados e atualmente acompanha o funcionamento e a melhoria de seus produtos. As Salas de Situação Estaduais  funcionam como centros de gestão de situações críticas, coordenadas pelo órgão gestor de recursos hídricos do estado, onde podem estar presentes também representantes do instituto de meteorologia local e da Defesa Civil estadual, e buscam identificar ocorrências e subsidiar a tomada de decisão para a adoção antecipada de medidas mitigadoras dos efeitos de secas e inundações. Futuramente, essa salas estarão integradas à Sala de Situação da ANA.

Hoje, estão implantadas e em funcionamento salas de situação em todos os estados, Distrito Federal e no Departamento Nacional de Obras conta as Secas – DNOCS.

Selecione para acessar as salas de situação dos estados e do DNOCS: