Você está aqui: Página Inicial > Programas e projetos > Programa Produtor de Água > Projetos (Pasta) > RS - Vera Cruz - Projeto Protetor das Águas

RS- Vera Cruz - Projeto Protetor das Águas

Com início em 2011, o Projeto incentiva produtores rurais a adotarem boas práticas de conservação de água e solo, atuando em toda a área da Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, em Vera Cruz/ RS. Atualmente, o Programa conta com a adesão de mais de 60 produtores rurais.

O Projeto desenvolvido em Vera Cruz é uma experiência pouco usual entre os projetos dessa natureza pois, desde seu início e durante cinco anos, teve todo o suporte financeiro proveniente da iniciativa privada, enquanto outras iniciativas similares dependem majoritariamente de recursos públicos.

As análises biológicas e físico-químicas das nascentes garantem resultados qualitativos e quantitativos acerca da qualidade da água da região, possibilitando uma melhora na qualidade de vida da população e gerando economia ao Município, através da diminuição dos gastos com produtos químicos na Estação de Tratamento.

A iniciativa é pioneira no Estado do Rio Grande do Sul e já foi reconhecida, tendo sido premiada com o 1º Prêmio Boas Práticas da FAMURS em 2016. O Município também recebe interessados no Programa periodicamente, já tendo atendido municípios gaúchos, brasileiros e estrangeiros.

 

Informações: eta@veracruz.rs.gov.br

Parceiros

Prefeitura Municipal de Vera Cruz 

Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

EMATER/RS 

Phillip Morris International 

CBH do Rio Pardo 

Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco – SINDITABACO 

Ass. dos Plantadores de Fumo em Folha no RS – AFUBRA