Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Técnicos de todo o país discutem uso eficiente da água na agricultura irrigada

Notícias

Técnicos de todo o país discutem uso eficiente da água na agricultura irrigada

publicado: 04/10/2018 11h04 última modificação: 04/10/2018 17h04
Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Especialista da ANA (em pé) faz apresentação durante Workshop

Especialista da ANA (em pé) faz apresentação durante Workshop

De 3 a 4 de outubro acontece o Workshop Uso Eficiente da Água na Agricultura Irrigada: Subsídios para Formulação de Programas de Incentivos. O evento ocorre na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, com o objetivo de receber ideias para orientar a criação de programas públicos e privados de incentivo ao uso eficiente da água na irrigação. O evento é exclusivo para convidados. 

Além da ANA, as seguintes instituições realizam o Workshop: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Integração Nacional (MI), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Este evento é realizado no âmbito do Acordo de Cooperação entre ANA, MAPA, MI e MMA, iniciado em 2014 para promover a gestão integrada e o uso sustentável dos recursos hídricos no meio rural. 

Durante o evento, os cerca de 50 convidados são separados em grupos temáticos para discutir aspectos específicos sobre o uso eficiente da água na irrigação. Os temas escolhidos são: pesquisa, equipamentos, capacitação, certificação, instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e incentivos às boas práticas. 

Além das instituições realizadoras do Workshop, o evento conta com representantes de diversas entidades, como: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Instituto Agronômico (IAC), Universidade de Brasília (UnB), entre outras. Também há produtores rurais, consultores e representantes de empresas. 

Segundo dados do relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, produzido pela ANA, a irrigação é o uso que mais consome água no País: 67,2% dos 1.109 metros cúbicos consumidos por segundo. A atividade também é a que mais retira água: 46,2% dos 2.098m³/s. Por outro lado, o Atlas Irrigação, também elaborado pela Agência, aponta que existe um potencial para crescimento da área irrigada nacional de 6,95 milhões de hectares – dados de 2015 – para 10,09 milhões de hectares em 2030.