Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sessão especial apresenta resultados da plataforma participativa Sua Voz

Notícias

Sessão especial apresenta resultados da plataforma participativa Sua Voz

publicado: 20/03/2018 11h12 última modificação: 23/03/2018 15h29

Uma prioridade na elaboração da estrutura temática do 8º Fórum Mundial da Água, a participação social foi contemplada com o lançamento, em 2017, da plataforma on-line Sua Voz. A plataforma possibilitou o registro de contribuições de pessoas de mais de 150 países interessadas na temática água. 

Os resultados e próximos passos serão apresentados  nesta terça-feira, 20 de março, das 14h30 às 16h, durante a sessão especial “Contribuições da plataforma de consulta on-line Sua Voz - Resultados e Conclusões”. O evento acontecerá na sala 33 do Auditório Planalto e contará com apresentações de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Comissão do Processo Temático do Fórum, entre outros participantes.

Ricardo Andrade, diretor da ANA e diretor executivo do 8º Fórum Mundial da Água, destacou, na abertura do maior evento global sobre água, as diversas inovações desta edição, entre elas a plataforma Sua Voz. “Pela primeira vez, tivemos uma consulta, ampla e democrática, pela internet. As contribuições na plataforma digital foram decisivas na escolha e definição dos temas das sessões do Fórum”, disse.

Espera-se que com o compartilhamento dos resultados da experiência de consulta global a plataforma Sua Voz seja incorporada nas próximas edições do Fórum.

Formato

Com seis salas de discussão para promover os temas Clima, Pessoas, Ambiente Urbano, Ecossistemas, Desenvolvimento e Financiamento, a plataforma teve três rodadas de discussões. No total, o sistema recebeu cerca de 160 mil acessos, realizados por aproximadamente 90 mil pessoas de 120 países. No total, foram deixados cerca de 1,2 mil comentários.

A primeira rodada foi realizada entre fevereiro e abril de 2017 e além dos comentários, foi realizada votação para priorização de temas que recebeu mais de 32 mil votos. A segunda rodada de discussões abordou os temas transversais relacionados à água: Capacitação, Compartilhamento, Governança e Sustentabilidade. Essa fase foi realizada entre junho e agosto do ano passado. Em 2018, a terceira e última fase, realizada entre fevereiro e março, focou na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O perfil dos participantes da plataforma Sua Voz foi bastante variado, assim como o empenho na participação também foi distinto. Muitos colaboraram com frequência e retornaram às salas de debates para novas postagens. Outros fizeram postagens e sugestões uma única vez. Usuários de água apresentaram suas preocupações com o direito e acesso à água potável e ao saneamento e a necessidade de preservação das nascentes, por exemplo. Pesquisadores e gestores fizeram contribuições mais técnicas. Os diferentes idiomas não foram uma barreira à participação, já que uma das funcionalidades da plataforma é a tradução automática  para mais de 90 idiomas, facilitando a troca de ideias e os aprendizados entre pessoas de diferentes culturas.

Um time de especialistas de várias partes do mundo foi responsável pela mediação das discussões da Sua Voz. Os relatórios com os comentários e propostas dos internautas foram encaminhados ao Processo Temático e utilizados em diversas fases do processo de definição dos temas das sessões.  

Os dez países com maior número de acessos foram Brasil, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Portugal, Holanda, México, Reino Unido e Peru.

Clique aqui para ler a edição 3 do Jornal do 8FMA