Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores da ANA e CPRM se capacitam para solução de problemas eletrônicos em equipamentos de medição

Notícias

Servidores da ANA e CPRM se capacitam para solução de problemas eletrônicos em equipamentos de medição

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 10/05/2019 13h10 última modificação: 10/05/2019 13h10
Freepik

Nesta sexta-feira, 10 de maio, termina o Curso de Eletrônica Básica e Resolução de Problemas na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília. A capacitação, que teve início em 6 de maio, é voltada para servidores da própria Agência e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que atuam na implantação e manutenção da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR), conjunto de estações de monitoramento voltadas para atender a demanda por dados hidrológicos de instituições nacionais. No total, 13 servidores do Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo participaram do evento.

Durante os cinco dias de curso, os instrutores Scott Kimball e Keith Dardar, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês), transferiram conhecimentos sobre eletrônica para os profissionais brasileiros que atuam na RHNR. O técnico em hidrologia Kimball atua na Instalação de Instrumentação Hidrológica do USGS e como instrutor de capacitações relacionadas a equipamentos. Já o técnico em eletrônica Dardar trabalha na instituição estadunidense há 19 anos em temas diversos, como programação de plataformas de coleta de dados (PCDs) e eletrônica básica. 

Os instrutores abordaram princípios básicos de eletrônica, unidades de medida, sistemas básicos de fontes de energia, solução de problemas comuns na parte eletrônica de equipamentos utilizados para medições hidrometeorológicas, planejamento de instalação de estações de monitoramento, entre outros temas. 

Rede Hidrometeorológica Nacional

A ANA monitora os rios do Brasil por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), que possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento em todo o País. Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), de qualidade da água, entre outras. Para visualizar as estações da RHN, acesse: http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=8e97da1658c54bdbb87b402343433dca. Para consultar dados telemétricos (em tempo real) da Rede, acesse: http://gestorpcd.ana.gov.br/Mapa.aspx ou baixe o aplicativo Hidroweb Mobile, disponível gratuitamente para dispositivos Android ou iOS.