Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário do ProfÁgua estimula intercâmbio de conhecimentos sobre água entre alunos, professores e especialistas da ANA

Notícias

Seminário do ProfÁgua estimula intercâmbio de conhecimentos sobre água entre alunos, professores e especialistas da ANA

por ASCOM/ANA publicado: 10/08/2018 17h47 última modificação: 26/09/2018 11h49
Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Mesa de abertura do Seminário

Mesa de abertura do Seminário

De 8 a 10 de agosto, a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza em sua sede, em Brasília, o 2º Seminário Nacional do ProfÁgua, que é o mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. O evento conta com a parceria da rede de 15 universidades que oferecem o ProfÁgua e tem o objetivo de integrar alunos, professores, gestores e parceiros dos diferentes polos do mestrado.

O encontro também busca promover a troca de experiências e debates sobre conhecimentos teórico-metodológicos dos diferentes projetos de pesquisa dos alunos, avaliar o andamento do ProfÁgua, definir diretrizes e metas para a consolidação do Programa e o fortalecimento da rede de universidades onde é oferecido, além de proporcionar debates sobre temas referentes a recursos hídricos em pauta na agenda nacional.

No primeiro dia do evento, a programação teve a apresentação das propostas de trabalho de conclusão de curso (TCC) pelos mestrandos do ProfÁgua. Além disso, a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, e o diretor da Área de Regulação da Agência e professor de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Oscar Cordeiro Netto, compuseram a mesa solene de abertura do evento juntamente com professores do ProfÁgua.

Já no segundo dia os participantes do 2º Seminário Nacional do ProfÁgua tiveram oportunidade de ouvir as avaliações dos TCCs por parte dos servidores da Agência Nacional de Águas selecionados para este trabalho conforme o tema proposto por cada aluno do mestrado. O evento também teve uma mesa de debates sobre Desafios da Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Durante a manhã desta sexta-feira, 10, acontece uma reunião de avaliação conjunta do evento, além de visitas às instalações da ANA, como a Sala de Situação. Das 14h às 16h acontece a cerimônia de encerramento no Auditório Flávio Terra Barth.

ProfÁgua

Lançado em 2016, o ProfÁgua é voltado para profissionais que atuam na gestão e regulação dos recursos hídricos e os trabalhos de conclusão do curso devem ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações. Com esta iniciativa, a ANA busca contribuir para a melhoria da gestão e regulação das águas do País.

Coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP), o ProfÁgua tem 272 vagas oferecidas pela UNESP e por outras 14 universidades públicas gratuitamente:  

- Universidade de Brasília (UnB) – Campus Planaltina;
- Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Cuiabá
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Campi Manaus e Parintins;
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Campus Rio de Janeiro;
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Salvador;
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sumé (PB);
- Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira (MG);
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Recife;
- Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Campus Boa Vista;
- Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus Ji-Paraná (RO);
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Campus Vitória;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) – Campus Porto Alegre;
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR) – Campus Campo Mourão (PR).
 

Capacitação

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a ANA, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Por isso, a Agência oferece cursos continuamente para representantes de entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para a sociedade em geral. Desde 2000, a Agência já capacitou mais de 100 mil pessoas. Para saber mais, acesse o Portal Capacitação para a Gestão das Águas. A página oferece cursos gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância (EaD).