Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na Vila Cidadã acontece debate sobre gestão de recursos hídricos no Brasil

Notícias

Na Vila Cidadã acontece debate sobre gestão de recursos hídricos no Brasil

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 19/03/2018 10h34 última modificação: 23/03/2018 15h14
Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Entrada da Vila Cidadã

Entrada da Vila Cidadã

Das 11h às 12h30 desta terça-feira, 20 de março, acontecerá a Roda de Conversa Diálogo sobre a Política das Águas na Vila Cidadã, espaço gratuito montado no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. No debate, que acontece no setor Arena das Águas, serão debatidas propostas para o aperfeiçoamento da Política e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). 

Esta discussão é uma parceria que envolve a Agência Nacional de Águas (ANA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Banco Mundial e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Participam do debate o coordenador de Articulação com os Setores Usuários de Recursos Hídricos da ANA, José Luiz Zoby; o gerente nacional de água da organização não governamental TNC, Samuel Barreto e Francisco; o engenheiro português Francisco Nunes; e a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ex-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Jussara Cabral. 

Vila Cidadã

Até a próxima sexta-feira, 23 de março, acontecem na Vila Cidadã as Salas de Diálogo Água em Movimento, onde os visitantes podem participar de capacitações e oficinas. Os visitantes também podem conhecer mais sobre a capital federal no Espaço Brasília. Já no Espaço Criança Candanga, proposto pela primeira-dama do DF, os pequenos têm a oportunidade de aprender sobre a água brincando.

Outra atração permanente é o Espaço de Imersão, onde os visitantes podem obter informações sobre a Vila. Também há o Mercado de Soluções. Nele os cidadãos de diversas partes do mundo apresentam propostas e soluções baseadas em tecnologias socioambientais sobre água.

Todos os dias a Vila tem um espaço dedicado a apresentações artísticas, várias rodas de conversas com temas relacionados à água e espetáculos de dança: a Arena das Águas. Entre os temas debatidos estão água e gênero, iniciativas que produzem água e comitês de bacias hidrográficas.

Já no coreto da Praça Água na Boca há um palco para atividades espontâneas, abertas e criativas. Nesta parte da Vila os cidadãos podem expressar seus entendimentos e sentimentos relacionados à água. Além disso, o espaço conta com uma programação prévia, que inclui meditação, contação de histórias, performances artísticas, oficinas, entre outras atividades.

Outra atração da Vila é o Cinema Cidadão, que tem uma grande mostra de longas e curtas metragens de vários países com uma programação para crianças e adultos. Ainda sobre a sétima arte, são exibidos permanentemente os filmes selecionados por meio do festival de cinema A Voz dos Cidadãos na Alameda Olhos d'Água.

Clique aqui para ler a edição 2 do jornal do 8FMA