Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota à imprensa sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho (MG)

Notícias

Nota à imprensa sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho (MG)

por ASCOM/ANA publicado: 25/01/2019 17h01 última modificação: 31/01/2019 14h06

A Agência Nacional de Águas (ANA) se solidariza aos afetados pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão (município de Brumadinho/ Minas Gerais). 

Estamos em constante comunicação com os órgãos e autoridades federais e estaduais, inclusive no âmbito de recente Acordo de Cooperação sobre Segurança de Barragens, que está permitindo troca facilitada e mais rápida de dados sobre a situação no local do evento.

A ANA está monitorando a onda de rejeito e coordenando ações para manutenção do abastecimento de água e sua qualidade para as cidades que captam água ao longo do rio Paraopeba.

A barragem da Usina Hidrelétrica Retiro Baixo está a 220 km do local do rompimento e possibilitará amortecimento da onda de rejeito. Estima-se que essa onda atingirá a usina em cerca de dois dias.

A fiscalização da barragem rompida, de acumulação de rejeito de mineração, cabe à autoridade outorgante de direitos minerários.

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495
www.ana.gov.br | Facebook | Twitter | YouTube