Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Missão da ANA busca estreitar relações com instituições portuguesas

Notícias

Missão da ANA busca estreitar relações com instituições portuguesas

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 12/03/2019 14h59 última modificação: 18/03/2019 11h38
Exibir carrossel de imagens Divulgação CPLP Da esquerda para a direita: Embaixador Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão, Representante Permanente do Brasil junto à CPLP; Christianne Dias, diretora-presidente da ANA; embaixador Francisco Ribeiro Telles, secretário executivo da CPLP; e Gisela Forattini, assessora internacional da ANA

Da esquerda para a direita: Embaixador Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão, Representante Permanente do Brasil junto à CPLP; Christianne Dias, diretora-presidente da ANA; embaixador Francisco Ribeiro Telles, secretário executivo da CPLP; e Gisela Forattini, assessora internacional da ANA

A partir desta terça-feira, 12 de março, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, participa de uma série de encontros institucionais em Lisboa, Portugal, em busca de estreitar relações com instituições portuguesas. Hoje a dirigente se reúne com o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o embaixador Francisco Telles. Na reunião será discutida a agenda de cooperação entre a ANA e a CPLP, o plano de atividades para este ano e as prioridades da Comunidade para a área de recursos hídricos. Neste encontro, o embaixador Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão, Representante Permanente do Brasil junto à CPLP, acompanhou a diretora-presidente da ANA.

Ainda nesta terça-feira, 12, Dias se encontra com o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, para discutir prioridades da ANA e da APA em termos de cooperação e possíveis articulações conjuntas para eventos internacionais sobre recursos hídricos, como o 9º Fórum Mundial da Água e o 14º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (SILUSBA). Ambos os eventos acontecerão respectivamente nos países africanos do Senegal, em 2021, e de Cabo Verde, em 2019. 

No dia 13 a diretora-presidente da ANA se encontrará com o embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Machado, para apresentar a agenda da Agência Nacional de Águas com as instituições portuguesas e como a agência reguladora atua no Brasil. Na sequência, Dias e o diretor da Área de Regulação da ANA, Oscar Cordeiro, terão reunião com o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), Orlando Borges. No encontro, serão tratados temas de interesse das duas instituições e que incluem o papel da regulação, políticas europeias do setor de águas, Diretivas Comunitárias, modelos de concessões para as águas, definição de tarifas e regulação da qualidade do serviço de saneamento. 

No encerramento da missão internacional, em 14 de março, a diretora-presidente da ANA terá agenda com o presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o engenheiro português Carlos Alberto Pina para discussão técnica, política e institucional entre as duas instituições. Uma possível parceria entre as duas instituições será discutida, assim como o intercâmbio de informações e capacitação de servidores da Agência em temas diversos, como: Tecnologia da Informação em Água e Ambiente, Recursos Hídricos e Estruturas Hidráulicas e Engenharia Sanitária. Outro tema em pauta será a agenda da ANA com Portugal e a CPLP.

Na tarde do dia 14, acontecerá uma visita institucional ao Departamento de Hidráulica e Ambiente, onde serão discutidas oportunidades de intercâmbio de informações entre as duas instituições. Dias e Cordeiro se encontrarão com o presidente da Comissão Organizadora do 14º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (SILUSBA), que acontecerá de 16 a 20 de setembro em Cabo Verde.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495