Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Embaixador confirma participação do Japão no 8º Fórum Mundial da Água

Notícias

Embaixador confirma participação do Japão no 8º Fórum Mundial da Água

publicado: 09/02/2018 18h38 última modificação: 09/02/2018 18h38
Thiago Serrat / Banco de Imagens ANA

Uma comitiva do governo japonês esteve na tarde desta sexta-feira, 9 de fevereiro, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) para confirmar a participação do Japão no 8º Fórum Mundial da Água, evento que acontecerá de 18 a 23 de março, em Brasília. A missão japonesa conduzida pelo embaixador do Japão, Sr. Akira Yamada, foi recebida pela diretora-presidente da Agência Christianne Dias e pelos diretores Ney Maranhão e Ricardo Andrade, responsáveis pelas Áreas de Hidrologia e Gestão, respectivamente.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre a temática dos recursos hídricos e visa inserir o tema na agenda global. A missão japonesa ao 8º Fórum incluirá, além do embaixador daquele país, a presença do coordenador-geral do Fórum Mundial, o japonês Kenzo Hiroki, e outras autoridades que representarão, por exemplo, a Divisão Internacional da Secretaria de Assuntos Hídricos do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes e pasta de Água e Desastres Naturais da Organização das Nações Unidas.

Realizado a cada três anos, o evento reúne diferentes públicos a afim de promover a diversidade de conhecimentos e a troca de experiências entre representantes de organizações internacionais, da sociedade civil, cientistas, políticos, usuários de água e profissionais que atuam no setor de recursos hídricos. Dessa maneira, o Fórum funciona como um espaço para que os tomadores de decisão e os usuários de recursos hídricos possam se encontrar para trabalhar conjuntamente em busca de soluções relativas a água.

Em Brasília, o evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha. A expectativa da organização é de que cerca de 45 mil pessoas visitem os espaços, em especial a Feira e a Vila Cidadã.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

Mais informações ou inscrições para o 8º Fórum Mundial da Água em www.worldwaterforum8.org.br.

Fórum Mundial

Organizado pelo Conselho Mundial da Água e o país anfitrião sob a coordenação do governo da cidade hospedeira, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas.

As edições anteriores ocorreram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), na França (2012) e Coreia do Sul (2015).

 

registrado em: