Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA promove discussões sobre gestão de recursos hídricos durante 20º ENCOB

Notícias

ANA promove discussões sobre gestão de recursos hídricos durante 20º ENCOB

por ASCOM/ANA publicado: 20/08/2018 17h24 última modificação: 26/09/2018 11h26

Entre 20 e 24 de agosto, Florianópolis (SC) será a capital das discussões sobre gestão recursos hídricos no Brasil. Isso porque a cidade sedia o 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), cujo tema é O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos. Cada dia da programação será dedicado a uma temática específica: gestão, inovação, transparência, desafios e oportunidades. Como patrocinadora do evento, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta oficinas, realiza workshops e participa de mesas de diálogo no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

Já na manhã desta segunda-feira, 20, dia dos debates sobre gestão, o coordenador de Implementação de Projetos Indutores da ANA, Devanir dos Santos, apresentou a oficina sobre Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), como é o caso do Programa Produtor de Água, e o instrumento da cobrança pelo uso de recursos hídricos. Na tarde do primeiro dia de ENCOB, o coordenador de Qualidade de Água e Enquadramento da ANA, Célio Bartole, fala sobre o processo para o enquadramento dos corpos d’água superficiais e a participação dos comitês de bacias.

O outro evento da Agência durante esta segunda é o 12º Seminário Água, Comunicação e Sociedade, o qual reúne comunicadores e mobilizadores sociais num espaço aberto para discussões e troca de experiências, visando a estimular ações de mobilização relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos. Nesta edição fazem apresentações o diretor executivo da WeGov, André Tamura; a assessora chefe de Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal (MPF), Aline Fonseca; o publicitário da Assessoria de Comunicação Social da ANA, Daniel Cardim; e o analista de Business Intelligence da Monumenta Comunicação, Pedro Elias.

Às 19h30 desta segunda a ANA também participará da cerimônia de abertura do 20º ENCOB. A diretora-presidente, Christianne Dias, e o diretor da Área de Gestão, Ricardo Andrade, serão os representantes da Agência na solenidade.

Em 21 de agosto, dia das discussões sobre inovação, o diretor Ricardo Andrade abordará a atuação da ANA na gestão sustentável dos recursos hídricos durante a mesa de diálogo sobre Inovação para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos a partir das 10h.

A temática da transparência norteará as discussões do dia 22. Nesta data, a partir das 9h, a Agência realizará uma oficina sobre o processo de certificação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). Três servidores da ANA falarão sobre o tema: Agustin Trigo, Grace Matos e Márcio Rosa. Também a partir das 9h, Luis Mello, especialista em recursos hídricos da Agência, conduzirá o workshop sobre ações de capacitação, comunicação e fortalecimento dos conselhos estaduais de recursos hídricos. Outro tema da pauta será a convergência entre o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) e o PROCOMITÊS. Ambas as discussões se estenderão até a tarde.

Em 23 de agosto, a ANA terá dois representantes na mesa de diálogo sobre Desafios e Oportunidades na Gestão dos Recursos Hídricos. O superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Humberto Gonçalves, apresentará um balanço sobre o Projeto Legado para a Gestão das Águas no Brasil. Já o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos, Flávio Tröger, falará sobre a implementação das ações e metas nos planos de bacia. O diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Schwartzman, também abordará o tema.

O ENCOB

O 20º ENCOB é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Neste ano, o Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica tem o objetivo de promover o intercâmbio de vivências e experiências no processo de descentralização das ações de gestão dos recursos hídricos no Brasil.