Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA participa de sessão do Fórum sobre água e justiça

Notícias

ANA participa de sessão do Fórum sobre água e justiça

por ASCOM/ANA publicado: 19/03/2018 20h42 última modificação: 23/03/2018 15h26
Exibir carrossel de imagens Cláudia Dianni / Banco de Imagens ANA Christianne Dias, Sarney Filho e Jorge Viana participam da sessão sobre água e justiça

Christianne Dias, Sarney Filho e Jorge Viana participam da sessão sobre água e justiça

Nesta segunda-feira, 19 de março, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, participou de uma das sessões sobre água e justiça do 8º Fórum Mundial da Água. O tema estará presente em várias discussões no maior evento do mundo sobre recursos hídricos, que acontece em Brasília até 23 de março. Junto com a dirigente da ANA participaram da mesa o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o senador Jorge Viana. O moderador do debate foi o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Os debates jurídicos em torno da temática da água foram inclusos na programação do Fórum Mundial da Água pela primeira vez em função de uma proposta da Agência Nacional de Águas para o Conselho Mundial da Água, entidade organizadora do Fórum. Com isso, o evento passa a contemplar as discussões no âmbito do Judiciário e do Ministério Público. Os poderes Executivo e Legislativo já tinham espaços no Fórum desde edições anteriores do Fórum. 

Nesta edição do evento internacional, são esperados em Brasília mais de 100 juristas de todo o mundo, que atuam em temas relacionados a recursos hídricos. Participam presidentes de supremas cortes, ministros, promotores, procuradores e acadêmicos. O Subprocesso de Juízes e Promotores faz parte do Processo Político de organização do 8º Fórum Mundial da Água. O principal objetivo do Processo Político é incentivar o engajamento das autoridades políticas na participação de encontros direcionados ao tema água, por entender que soluções na gestão da água só podem ser implementadas com decisões políticas e lideranças fortes. 

Entre as outras instâncias de organização do Fórum está a Comissão do Processo Temático prepara o programa dos temas a serem debatidos no Fórum. Já a Comissão do Processo Regional incorpora contribuições regionais ao programa do evento e estimula a mobilização regional de interessados em participar do 8º Fórum. No caso da Comissão do Processo Fórum Cidadão, a missão é incentivar a participação da sociedade civil organizada ou não no maior evento do mundo sobre recursos hídricos. Em seu trabalho, o grupo atuou para que o Fórum realizasse pela primeira vez a Vila Cidadã e a Feira, espaços gratuitos que receberam 25 mil pessoas apenas no último fim de semana.

Em seu processo de organização, o 8º Fórum também contou pela primeira vez com o Grupo Focal de Sustentabilidade, que tem a missão de assegurar que as questões de sustentabilidade sejam incorporadas nos processos das demais comissões do Fórum, mapeando as oportunidades para desenvolver um evento ainda mais sustentável. Esta comissão é transversal às demais instâncias da organização do Fórum.

O Fórum

O 8º Fórum Mundial da Água é um espaço para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água em todo o planeta. Mais de 40 mil pessoas de mais de 150 países são esperadas para o maior evento do mundo sobre recursos hídricos, que acontece, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha de 17 a 23 de março. 

A primeira edição do Fórum Mundial ocorreu em 1997, em Marraquexe, no Marrocos. Ao longo desses 20 anos, o evento passou por Haia, na Holanda (2000), Quioto, no Japão (2003), Cidade do México, no México (2006), Istambul, na Turquia (2009), Marselha, na França (2012), e Daegu e Geongbuk, na Coreia do Sul (2015).

Clique aqui para ler a edição 2 do jornal do 8FMA