Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultado da seleção de projetos sobre regulação e gestão de água é divulgado

Notícias

Resultado da seleção de projetos sobre regulação e gestão de água é divulgado

publicado: 24/01/2018 18h13 última modificação: 24/01/2018 18h13
Freepik

Saiu o resultado da seleção de projetos para o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos (PRÓ-RECURSOS HÍDRICOS). No total foram selecionados 12 projetos de pesquisa em rede sobre regulação e gestão de recursos hídricos, que vão receber cerca de R$ 11,5 milhões. Esta iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados nas áreas de regulação e gestão de recursos hídricos. 

Os 12 projetos de pesquisa em rede receberão recursos para cobrir despesas com cerca de 100 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, sendo que cada trabalho envolve pelo menos três universidades. Os valores serão oriundos da ANA e também vão custear despesas de custeio e capital. No total cada projeto pode receber até R$ 963 mil. As bolsas serão pagas diretamente pela CAPES aos bolsistas. 

A duração das atividades de cada projeto poderá ser de até 48 meses a partir da assinatura do Termo de Solicitação e Concessão de Apoio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa. Cada projeto poderá ter até cinco bolsas para mestrado, três para doutorado e três para pós-doutorado no Brasil. 

O PRÓ-RECURSOS HÍDRICOS tem oito temas prioritários a serem pesquisados pelos bolsistas. São eles: modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos; instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos; governança e participação social na gestão de recursos hídricos; regulação de recursos Hídricos; monitoramento, controle e fiscalização de usos da água; instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água; recursos hídricos e florestas; e segurança de barragens. 

Projetos e instituições responsáveis

Rede de pesquisas no rio Teles Pires: disponibilidade hídrica e sedimentos em cenários ambientais Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Governança dos recursos hídricos: análises sobre o perfil e processo de formação dos representantes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Incorporação de previsões climáticas e hidrológicas na gestão da alocação de água no rio São Francisco Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Gestão participativa dos recursos hídricos utilizando jogos computacionais e sistemas multiagente Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Rede de pesquisa para gestão de alto nível dos recursos hídricos na bacia do rio Formoso (TO) Universidade Federal de Tocantins (UFT)
Estimativa de evapotranspiração por sensoriamento remoto para gestão de recursos hídricos no Brasil Universidade de São Paulo (USP)
Recursos hídricos na bacia do Paraíba do Sul: integrando aspectos naturais e antrópicos Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Gestão de barragens de concreto: inspeção, diagnóstico e prognóstico por modelagem numérico Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Integração de modelos econômicos para apoio à decisão em políticas de alocação de águas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Influência da floresta na dinâmica hidrossedimentológica de bacias montanhosas no sul do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
Planejamento estratégico integrado como ferramenta para zoneamento ecológico de bacias hidrográficas Universidade Federal de Goiás (UFG)
Monitoramento e controle de florações de cianobactérias em sistemas aquáticos tropicais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)