Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA apresenta instrumentos e sistemas de gestão de recursos hídricos na Vila Cidadã

Notícias

ANA apresenta instrumentos e sistemas de gestão de recursos hídricos na Vila Cidadã

publicado: 20/03/2018 00h00 última modificação: 23/03/2018 18h41
Daniel Ferreira / Banco de Imagens ANA Marcus Fuckner apresenta SNIRH no estande da ANA na Feira

Marcus Fuckner apresenta SNIRH no estande da ANA na Feira

Hoje, 20 de março, no espaço Feira na Vila Cidadã, a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu por diversos debates sobre alguns instrumentos e sistemas de gestão e monitoramentos dos recursos hídricos no Brasil. Logo pela manhã, aconteceu o painel Fiscalização sobre o Uso dos Recursos Hídricos”. 

À tarde, o especialista em geoprocessamento da ANA, Marco Silva, apresentou o Portal de Dados Abertos da Agência.  "O serviço é uma forma de o Governo disponibilizar suas bases de dados de maneira transparente e democrática para a sociedade”, destacou. 

Em seguida, aconteceu a explanação sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH). Este é um dos instrumentos da Politica Nacional de Recursos Hídricos e se trata de um amplo sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre água, bem como fatores intervenientes para sua gestão. Este painel foi apresentado Marcus Fuckner, especialista em geoprocessamento da ANA. Acesse aqui o SNIRH.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017, versão que está com uma linguagem mais moderna e mais acessível para toda a sociedade. Na publicação, o cidadão encontra dados, estatísticas sobre a quantidade e a qualidade da água, informações sobre a gestão e um conjunto de indicadores. “O relatório elaborado pela ANA é a maior referência para o acompanhamento sistemático dos recursos hídricos em todo o País”, ressaltou Marcela Brasil, especialista em recursos hídricos da ANA. 

Fernanda Laus, coordenadora de Regulação em Serviços Públicos da ANA, ainda falou sobre a implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Márcio Bomfim, especialista em geoprocessamento da ANA, apresentou o Sistema Nacional de Informação de Segurança de Barragens (SNISB). “A ideia do Sistema é registrar as condições das barragens em todo o território nacional, dispondo de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações em diferentes fases, como na construção, na operação e se estiver desativada também”, explicou. Saiba mais em www.snisb.gov.br.

Clique aqui para ler a edição 3 do Jornal do 8FMA