Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agência sedia encontro de lideranças juvenis sobre meio ambiente

Notícias

Agência sedia encontro de lideranças juvenis sobre meio ambiente

publicado: 11/09/2018 17h06 última modificação: 26/09/2018 11h06
Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Oficina do II Encontro Nacional

Oficina do II Encontro Nacional

Na tarde desta segunda-feira, 10 de setembro, no Auditório Flávio Terra Barth, teve início o II Encontro Nacional de Formação dos Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente. O evento é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Ministério da Educação (MEC) com apoio da ANA e da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República. O objetivo do Encontro, cuja programação vai até o próximo dia 13, é fortalecer os jovens que participam dos Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente (CJ) na atuação em seus estados em duas temáticas: educação ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o Encontro, estes jovens serão estimulados a atuar com adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos, pois tal público terá entre 23 e 26 anos em 2030, ano estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como horizonte para implementação dos ODS. Os jovens que participam do evento atuaram como facilitadores ou monitores na etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a qual aconteceu em junho deste ano em Sumaré (SP) e teve apoio da ANA.

Na abertura do II Encontro Nacional, foi lançado o documentário sobre a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que contou com recursos da ANA transferidos para a Universidade de Brasília (UnB).

Os jovens que estão na ANA nesta semana, que têm entre 18 e 30 anos, possuem a meta de constituir 1000 coletivos jovens pelo meio ambiente no Brasil até 2020. Além disso, estas lideranças juvenis têm a responsabilidade de atuar no desafio nacional chamado de Primavera X, o qual contém 500 ações concretas em prol de mananciais em todas as regiões do País. Neste contexto, o II Encontro Nacional de Formação dos Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente se constitui numa oportunidade para que os jovens exerçam a cidadania ambiental no sentido de garantir água de qualidade para as atuais e futuras gerações.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ONU desenvolve a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que é um plano de ação o qual reconhece que a erradicação da pobreza é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável. Esta agenda é composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvidos levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizados até 2015, mas com foco nos novos desafios da humanidade.​