Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agência debate temas de recursos hídricos durante Rio Water Week

Notícias

Agência debate temas de recursos hídricos durante Rio Water Week

publicado: 29/11/2018 18h26 última modificação: 29/11/2018 18h26

Entre 26 e 28 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro sediou a Rio Water Week, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) com patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA). Durante o evento, no Riocentro, representantes da ANA participaram de diversos debates sobre água com especialistas brasileiros e estrangeiros. Logo na abertura do encontro, o diretor da Área de Regulação da ANA, Oscar Cordeiro, discursou juntamente com o presidente da ABES, Roberval de Souza; o vice-presidente da Associação, Carlos Alberto Rosito; e o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE/RJ), Jorge Luiz Briard. 

Ainda no dia 26, o coordenador-geral de Estratégia da ANA, Nazareno de Araújo, e o superintendente adjunto de Regulação, Patrick Thomas, participaram respectivamente como moderador e palestrante na sessão sobre Adaptação à Mudança Climática e Gestão da Água em Situações de Escassez. 

No mesmo dia, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sergio Ayrimoraes, apresentou palestra na sessão sobre Gestão de Recursos Hídricos em Contexto de Mudanças Climáticas: Governança, Financiamento e Regulação. O servidor também fez palestra na sessão sobre Experiências Nacionais e Internacionais dos Sistemas de Monitoramento das Metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água e Saneamento. 

Em 27 de novembro, Ayrimoraes também participou como moderador da sessão sobre Abastecimento de Água e Serviços de Saneamento – Estratégias para Abordar Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês) na Mitigação de Mudanças Climáticas. Ainda na terça-feira, o diretor Oscar Cordeiro participou da plenária sobre Água e Negócios. Já o superintendente adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Carlos Motta, foi o moderador da plenária sobre Mudanças Climáticas. 

No dia 28, Motta ainda realizou palestras em duas sessões da Rio Water Week: uma sobre Empoderamento da Sociedade para os Novos Desafios da Água e outra acerca de Modelos Centralizados e Descentralizados relacionados a regulação. 

A ANA também participou da organização de sessões temáticas do evento. O coordenador do Conjuntura e Gestão da Informação, Alexandre Lima, organizou a sessão do tema Monitoramento e Relatório do ODS 6 juntamente com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Observatório das Águas, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Associação Internacional da Água (IWA na sigla em inglês), ABES, ABES-RS e Ministério das Cidades. 

A organização das cinco sessões e do workshop do tema Mudanças Climáticas e a Água também contou com a participação de servidoras da ANA. A superintendente adjunta de Operações e Eventos Críticos, Ana Paula Fioreze, e a coordenadora da Gerência-Geral de Estratégia, Flávia Oliveira, trabalharam em conjunto com representantes da Associação Espanhola de Abastecimentos de Água e Saneamento (AEAS), Sindicato Interdepartamental para o Saneamento da Aglomeração Urbana Parisiense (SIAAP) e Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ na sigla em alemão).