Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Videoconferência sobre a Lei das Águas mobiliza políticos brasileiros

Videoconferência sobre a Lei das Águas mobiliza políticos brasileiros

por ASCOM/ANA publicado 23/04/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
Na manhã desta segunda-feira, 23/04, assembléias legislativas de 18 estados, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal, participaram de videoconferência em comemoração aos dez anos da Lei Nº 9.433/97, mais conhecida como Lei das Águas. O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente –
Na manhã desta segunda-feira, 23/04, assembléias legislativas de 18 estados, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal, participaram de videoconferência em comemoração aos dez anos da Lei Nº 9.433/97, mais conhecida como Lei das Águas. O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, por meio da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e da Agência Nacional de Água – ANA, e do Senado Federal.

A videoconferência foi transmitida em tempo real para a internet, por meio do sítio do Interlegis, o que permitiu a participação das câmaras de vereadores e cidadãos em geral.

Fizeram parte da mesa, na sede do Interlegis, em Brasília, o diretor-presidente da ANA, José Machado, e o secretário nacional de recursos hídricos, João Bosco Senra. Cláudio de Mauro, assessor parlamentar, intermediou o debate entre os membros da mesa e os deputados estaduais que fizeram as perguntas por videoconferência.

“A água é um dos temas mais importantes deste século. Isso traz um desafio para aqueles que têm de implementar políticas de recursos hídricos”, afirma José Machado. O diretor-presidente da ANA ainda ressaltou a importância de se fortalecer a gestão de recursos hídricos no Brasil.

João Bosco Senra destacou que a Lei das Águas criou os instrumentos para que este recurso natural fosse preservado. O secretário também falou sobre o pioneirismo que o Brasil teve na América Latina e no Caribe, já que o país foi o primeiro da região a aprovar seu Plano Nacional de Recursos Hídricos.

No final da videoconferência, o chefe de gabinete da ANA, Horácio Figueiredo propôs aos políticos participantes do evento que seja criado um Fórum Nacional de Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos, composto de deputados estaduais.