Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Semana da Água é aberta em Brasília

Semana da Água é aberta em Brasília

por ASCOM/ANA publicado 20/03/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. No Brasil, as comemorações tiveram início no dia 18 com a abertura da Semana da Água 2008, em sessão solene no Senado Federal. Durante o encontro, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica,
No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. No Brasil, as comemorações tiveram início no dia 18 com a abertura da Semana da Água 2008, em sessão solene no Senado Federal. Durante o encontro, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, disse que o Brasil enfrenta atualmente um grande desafio que é o de garantir a universalização na distribuição da água em quantidade e qualidade. De acordo com o secretário, esta situação vem sendo enfrentada com a gestão dos recursos hídricos e outros programas e subprogramas que vem sendo implementados dentro do Plano Nacional de Recursos Hídricos como o Programa de Combate à Desertificação e o Programa Água Doce.

A solenidade teve como convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e o representante da FAO, no Brasil, José Tubino. No dia 24, às 14h, será a vez da Câmara dos Deputados realizar uma Sessão Solene para comemorar o Dia da Água. Neste mesmo dia, às 14h30, será aberta a Mostra sobre a temática da água.

A Semana da Água 2008 segue com programação até o dia 28, quando uma série de eventos será realizada em Manaus (AM) no encerramento das comemorações. Antes, no dia 26 (quarta-feira), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, promove o seminário "Programando o Futuro das Águas no Brasil". Na ocasião haverá o lançamento dos Cadernos dos Programas e Subprogramas do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

O Brasil assumiu o compromisso de participar das comemorações do Dia Mundial da Água em 2003, com a entrada em vigor da lei que instituiu o dia 22 de março como o Dia Nacional da Água. A data havia sido instituída dez anos antes pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), atendendo a uma recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92).

O País detém parte significativa dos recursos hídricos do planeta. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a vazão média anual dos rios em território brasileiro é de cerca de 180 mil metros cúbicos por segundo (m3/s); para efeito de comparação, tal volume de água é equivalente ao conteúdo somado de 72 piscinas olímpicas fluindo a cada segundo. Esse volume corresponde a aproximadamente 12% da disponibilidade mundial de recursos hídricos e chega a 18% levando-se em conta as vazões oriundas de outros países da América do Sul.


Fonte: Em Questão - Portal do Governo Brasileiro