Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Sítio do Comitê do rio Piranhas-Açu está no ar

Sítio do Comitê do rio Piranhas-Açu está no ar

por ASCOM/ANA publicado 12/05/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
Os interessados em saber mais sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu) já podem acessar o sítio do organismo de bacia: www.piranhasacu.cbh.gov.br. A página, que foi desenvolvida pela Agência Nacional de
Os interessados em saber mais sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu) já podem acessar o sítio do organismo de bacia: www.piranhasacu.cbh.gov.br. A página, que foi desenvolvida pela Agência Nacional de Águas (ANA) contém diversas informações, como: dados da bacia do rio Piranhas-Açu, o processo de instalação e funcionamento do CBH Piranhas-Açu, deliberações e agenda de reuniões.

O CBH Piranhas-Açu

O Comitê foi criado por decreto presidencial do presidente da República em novembro de 2006. A etapa seguinte foi a nomeação de uma Diretoria Provisória para o CBH Piranhas-Açu, ato realizado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) – instância máxima do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

A Diretoria Provisória tem como atribuições coordenar o processo de instalação do Comitê, empossar os membros e a Diretoria Colegiada a ser eleita. Para cumprir seus objetivos, a Diretoria Provisória criou um Grupo de Apoio formado por representantes do Poder Público, usuários e sociedade civil, o qual visa a prestar suporte operacional ao processo de instalação do CBH Piranhas-Açu.

A bacia do rio Piranhas-Açu

O Piranhas-Açu é um rio intermitente que nasce na serra de Piancó (PB) e deságua no Oceano Atlântico próximo a Macau (RN). Com uma área de 42,9 mil km², a bacia engloba 102 municípios paraibanos e 45 potiguares, onde vivem 1,28 milhão de habitantes, sendo 67% da Paraíba. A região tem como principal atividade econômica a agricultura de subsistência de feijão e de milho, além da pecuária extensiva.