Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Representante de Moçambique visita a ANA

Representante de Moçambique visita a ANA

por ASCOM/ANA publicado 12/12/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
Durante esta terça-feira, 12 de dezembro, o chefe do Departamento Técnico da Administração de Águas do Sul de Moçambique (ARA Sul), Custódio Vicente, reúne-se com diretores e especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) para uma troca de experiências na área de recursos hídricos.O p
Durante esta terça-feira, 12 de dezembro, o chefe do Departamento Técnico da Administração de Águas do Sul de Moçambique (ARA Sul), Custódio Vicente, reúne-se com diretores e especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) para uma troca de experiências na área de recursos hídricos.

O professor Edmilson Teixeira, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), acompanha o representante moçambicano. O acadêmico também é o coordenador do projeto de cooperação técnica CNPq/Pró-África.

De acordo com o diretor-presidente da ANA, José Machado, a Agência está aberta a iniciativas internacionais. “Temos procurado parcerias com países de língua portuguesa, o que depende da Agência Brasileira de Cooperação e da vontade dos próprios países”, afirma.

Para Vicente, Moçambique tem basicamente os mesmos desafios que a ANA possui na área de recursos hídricos. Segundo o representante da ARA Sul, é fundamental que haja a capacitação de técnicos de seu país, processo no qual o Brasil pode ter grande importância.

Já está marcada para 2007 a vinda de uma comitiva moçambicana ao Fórum das Águas do Rio Doce, de 28 a 31 de março, em Ipatinga, Minas Gerais. A diretoria da Direcção Nacional de Águas de Moçambique (DNA) será representada no evento.

Moçambique

O país tem cerca de 104 bacias hidrográficas, sendo nove delas transfronteiriças. As águas superficiais são as principais fontes de recursos hídricos e um dos principais problemas a ser resolvido é a intrusão salina. Cheias e secas e são freqüentes em Moçambique, o que é proporcionado pelo reduzido período de chuvas entre dezembro e março.