Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Plano de bacia como instrumento de gestão

Plano de bacia como instrumento de gestão

por ASCOM/ANA publicado 11/11/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h32
Motivar a percepção e as discussões sobre a importância do plano de bacia como instrumento de gestão de recursos hídricos é o foco do mini-cursoPromovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o mini-curso “Plano de bacia como instrumento de gest
Motivar a percepção e as discussões sobre a importância do plano de bacia como instrumento de gestão de recursos hídricos é o foco do mini-curso


Carol Braz

Promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o mini-curso “Plano de bacia como instrumento de gestão” tem o objetivo principal de oferecer aos participantes informações acerca da importância do planejamento de recursos hídricos por bacia hidrográfica. O evento faz parte da programação do X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece de 10 a 14 de novembro, no Rio de Janeiro.

Para o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Ney Maranhão, o curso é uma oportunidade única onde os atores envolvidos no processo podem discutir as diferentes visões de um mesmo problema. “Cada um tem suas razões. É preciso negociar e fazer concessões”, explica Ney Maranhão.

A proposta da Agência é promover o debate e a troca de experiências e visões entre os participantes (representantes de comitês de bacias hidrográficas, de governos estaduais e estudantes universitários). Com debates orientados, os participantes têm a oportunidade de aprender a identificar um plano de recursos hídricos, suas etapas de elaboração, o escopo do projeto, as atividades necessárias, os produtos gerados, entre outros. “Ao final do curso quero que os alunos saibam acompanhar a implementação do plano de recursos hídricos em suas bacias hidrográficas”, declara Ney.

O mini-curso será oferecido nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Mais informações no site http://www.ecbhs.com.br/.