Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Nível do São Francisco começa a baixar em algumas cidades baianas

Nível do São Francisco começa a baixar em algumas cidades baianas

por ASCOM/ANA publicado 09/03/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
A cheia nas cidades baianas de Malhada, São Romão, São Francisco, Cariranha e Bom Jesus Lapa começou a dar trégua nos últimos dias. De acordo com o monitoramento de eventos hidrológicos críticos realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em conjunto com Chesf, o nível do Rio São Francisco já co
A cheia nas cidades baianas de Malhada, São Romão, São Francisco, Cariranha e Bom Jesus Lapa começou a dar trégua nos últimos dias. De acordo com o monitoramento de eventos hidrológicos críticos realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em conjunto com Chesf, o nível do Rio São Francisco já começou a diminuir nesses municípios. Em contrapartida, o nível ainda está subindo em Ibotirama e Morpará, onde a vazão do rio está em cerca de 8.500 m3/s.

A operação dos reservatórios da bacia está em conformidade com o plano de controle de cheias para o São Francisco elaborado para o período de 2006/2007. Atualmente, o Reservatório de Três Marias está com 91,12% do seu volume útil ocupado e o de Sobradinho, com 85,62%.

Sala de Situação
Face à ocorrência de sucessivos eventos hidrológicos críticos e à necessidade de acompanhá-los em tempo real, de forma sistemática e pró-ativa, fornecendo respostas com maior agilidade e precisão, a ANA aprovou a criação, em 2004, de sua Sala de Situação. Em funcionamento desde maio de 2006, a iniciativa funciona como um centro de gestão de situações críticas.