Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Modelo de Gestão de Águas em municípios de Piemonte

Modelo de Gestão de Águas em municípios de Piemonte

por ASCOM/ANA publicado 31/05/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
O modelo de gestão das águas e dos serviços de saneamento na região de Piemonte, norte da Itália, foi apresentado em 31/05 a uma centena de técnicos da Agência Nacional de Águas, Ministério das Cidades e Secretaria de Recursos Hídricos. O objetivo do encontro foi trocar informações sobre a gestão d
O modelo de gestão das águas e dos serviços de saneamento na região de Piemonte, norte da Itália, foi apresentado em 31/05 a uma centena de técnicos da Agência Nacional de Águas, Ministério das Cidades e Secretaria de Recursos Hídricos. O objetivo do encontro foi trocar informações sobre a gestão das águas nos dois países, estreitar parcerias e conhecer os exemplos de sucesso na convivência de gestão de água e prestação de serviços urbanos em municípios italianos que fazer parte do Piemonte.
Participaram da jornada ítalo-brasileira o diretor da ANA Oscar Cordeiro Netto, o diretor Dalvino Trocolli França, o embaixador da Itália, Michele Valensise, o representante do Ministério das Cidades, Marcos Montenegro e o representante da Secretaria de Recursos Hídricos, Marley Mendonça. O engenheiro Salvatore De Giorgio, diretor regional de recursos hídricos da região de Piemonte, apresentou o sistema de gerenciamento de águas naquela região acompanhado dos técnicos Armando Quazzo e Agostina Garazzino.
A região de Turim, conhecida como Cidade das Águas, foi um dos exemplos de sucesso na gestão das águas, espaço urbano e prestação de serviços apresentados. Turim é banhada por quatro rios – o rio do Pó, o Dora Riparia, o Stura de Lanzo e o Sangone – e atualmente tornou-se cidade-modelo de reaproveitamento dos espaços à margem dos rios transformados em zona de lazer graças a um modelo original de respeito à bacia hidrográfica e tratamento dos resíduos. Segundo o engenheiro De Giorgio foram organizadas nos últimos 13 anos, pelo menos 91 Ambientes Territoriais Ótimos – ATO – na região do Piemonte sendo que a cidade de Turim integra uma delas.
ATO são modelos de ambientes onde estão reunidos o respeito ao meio ambiente com uma excelente prestação de serviços, aproveitamento do espaço urbano, reúso da água e outras ações que interligam municípios, reunidos em consórcios. “O modelo reúne o respeito ao meio ambiente e a otimização dos serviços prestados à população” afirmou o engenheiro. Ele informou ainda que as intervenções realizadas às margens dos quatro rios que banham Turim permitiram, ao longo de 13 anos, a recuperação e o resgate das margens que se transformaram em enormes parques com ciclovias e áreas para lazer e passeio para a população.
A cooperação técnica internacional Brasil-Itália vem se realizando há dois anos por intermédio da Secretaria de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. O acordo prevê treinamento de pessoal e várias formas de cooperação técnica e científica. Pela Itália, coordena a participação na cooperação a Hydroaid – Escola Internacional de Água para o Desenvolvimento, sediada em Turim e responsável pela capacitação de agentes públicos no campo da gestão integrada do saneamento ambiental. A instituição oferece anualmente 25 bolsas de estudos para curso de especialização em gestão ambiental na cidade de Turim.