Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Ministra empossa diretores da ANA

Ministra empossa diretores da ANA

por ASCOM/ANA publicado 22/12/2005 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
Foto: Jefferson Rudy.Foi realizada nesta quinta-feira, 22/12, no gabinete da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, a cerimônia de posse do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, José Machado e do diretor, Benedi


Foto: Jefferson Rudy.



Foi realizada nesta quinta-feira, 22/12, no gabinete da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, a cerimônia de posse do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, José Machado e do diretor, Benedito Braga. Os dois diretores foram reconduzidos aos respectivos cargos para exercerem o mandato de quatro anos.

A ministra Marina Silva destacou a atuação dos diretores e a importância da continuidade do trabalho desenvolvido pela agência na implementação dos instrumentos de gestão das águas. O diretor-presidente da ANA, José Machado, avaliou os avanços obtidos ao longo de 2005, destacando as conquistas referentes ao fortalecimento da carreira dos servidores da agência e a autorização para a realização de novo concurso público no próximo ano.

O diretor Benedito Braga afirmou que em 2006 as ações da ANA irão se estender ao Centro-Oeste, Norte e Sul, com o objetivo de implantar nestas regiões os mecanismos de gestão de recursos hídricos. Braga destacou a os resultados do trabalho da agência nas regiões Sudeste e Nordeste, com destaque na implementação da cobrança pelo uso da água bacias do rio Paraíba do Sul e dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari.

No último dia 14 o plenário do Senado aprovou as indicações do presidente da República para a recondução dos dois diretores que exercerão o mandato de quatro anos. No final de novembro, os diretores foram sabatinados pelos senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

O economista José Machado foi prefeito de Piracicaba (São Paulo) por dois mandatos. Como prefeito recebeu os prêmios Prefeito Empreendedor, do Sebrae e Prefeito Amigo da Criança, da Abrinq. Exerceu um mandato como deputado estadual em São Paulo e dois mandatos como deputado federal, atuando como membro titular das comissões de Economia, Indústria e Comércio; Constituição e Justiça e do Meio Ambiente. Na área de recursos hídricos, Jose Machado foi o primeiro presidente do Consórcio Intermunicipal das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba e Capivari e um dos relatores dos projetos de lei que instituíram a Política Nacional de Recursos Hídricos e a ANA.

O diretor Benedito Pinto Ferreira de Braga Júnior é engenheiro formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo, com Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Doutorado em Recursos Hídricos pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. É professor licenciado da Escola Politécnica da USP.