Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > José Machado abre o Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Alto Tocantins

José Machado abre o Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Alto Tocantins

por ASCOM/ANA publicado 17/05/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
Na manhã desta quinta-feira, 17/05, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participou da abertura do Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins, que vai até amanhã. Organizado pe
Na manhã desta quinta-feira, 17/05, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participou da abertura do Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins, que vai até amanhã. Organizado pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) e pela Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata), o evento tem o objetivo de promover a articulação institucional, a mobilização e a organização comunitária para a integração de ações de conservação e preservação da região, além do encaminhamento da proposta de instituição do Comitê da Bacia do Alto Tocantins.

“Esta é uma rara oportunidade para tratarmos de um bioma ameaçado, berço de importantíssimos rios brasileiros”, afirma o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Com a mesma linha de raciocínio, o diretor-presidente da ANA destaca a importância da região: “A ANA está elaborando um Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tocantins e Araguaia e vê esta bacia como sendo estratégica. Temos que saber o que está acontecendo nesta bacia para sabermos como atuar na região”.

Além de José Machado e Chinaglia, compuseram a mesa de abertura o diretor de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra; o secretário-executivo do MIN, Pedro Augusto Sanguinetti; o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Leomar Quintanilha; o deputado Marcelo Melo; o presidente da Ecodata, Donizete Tokarski; entre outros.

O Seminário e a participação da ANA

Os participantes do evento poderão participar de mesas redondas sobre temas diversos acerca da bacia do Alto Tocantins. Hoje, às 16h30, o superintendente de Usos Múltiplos da ANA, Joaquim Gondim, será o mediador da mesa redonda cujo tema será “O Uso Múltiplo dos Recursos Hídricos na Bacia do Alto Tocantins”. Amanhã, às 9h, na continuação deste tema, a mediadora será Eldis Camargo, procuradora da Agência.

Em 18/05, às 11h, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, João Gilberto Lotufo, será um dos expositores na mesa redonda “Planos, Programas e Projetos relacionados aos Recursos Hídricos da Bacia do Alto Tocantins”. Já o superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos, Rodrigo Flecha, às 14h, será expositor da mesa que fecha o evento: “Importância da Formação do Comitê da Bacia do Alto Tocantins”.

A bacia do Alto Tocantins

Situada principalmente no estado de Goiás, a bacia também corta o Norte do Distrito Federal e o Sul de Tocantins. Com uma área total de aproximadamente 123 mil km², a bacia do Alto Tocantins abrange 87 municípios.