Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Inscrições para XI Encob estão abertas

Inscrições para XI Encob estão abertas

por ASCOM/ANA publicado 23/10/2009 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
Minas recebe pela segunda vez o XI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que neste ano abre espaço para discussões sobre os compromissos e responsabilidades de todosPela segunda vez, Minas Gerais recebe o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que
Minas recebe pela segunda vez o XI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que neste ano abre espaço para discussões sobre os compromissos e responsabilidades de todos

Pela segunda vez, Minas Gerais recebe o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que será realizado entre os dias 9 e 13 de novembro, no Center Convention de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. É a décima primeira edição do encontro, que é realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Neste ano, o tema central será “Compartilhando as águas: Compromissos e responsabilidades”, que será abordado em cursos, oficinas e conferências abertas ao público, mediante a inscrição prévia, que pode ser feita diretamente no portal do Encob.

Os encontros contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos do FNCBH, que têm ganhado importância e alcançado seus objetivos de articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional de forma descentralizada, integrada e participativa. Por meio deles, ainda, promove-se a avaliação e a discussão da Política Nacional de Recursos Hídricos, identificando os desafios e abrindo espaço para poder público e sociedade civil desenvolverem a gestão participativa e integrada das águas.

A estimativa para esse ano é de um público de cerca de duas mil pessoas, entre membros dos Comitês Estaduais, representantes dos segmentos municipal, estadual e federal do poder público, participantes de ONGs, centros de pesquisas, universidades, consórcio e associações intermunicipais de bacias hidrográficas. Na programação, há três conferências: “Compromissos e Responsabilidades: O Pacto Federativo pelas Águas”, “Serviços Ambientais e Proteção das Águas” e “Saneamento e as Metas do Milênio”, que acontecerão sempre a tarde.

Cada participante poderá se inscrever, ainda, para cursos que serão ministrados durante as manhãs da semana do evento, as temáticas serão: noções básicas da gestão de recursos hídricos, os planos de bacia, técnicas de elaboração de projetos, gestão costeira em interface com bacias hidrográficas, hidrogeologia e gestão de águas subterrâneas, sistema de informações, enquadramentos dos corpos de água e gestão dos recursos hídricos.

A primeira edição do Encob foi em 1999, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Nos anos seguintes, os encontros aconteceram nos estados do Ceará (Fortaleza, 2000), Minas Gerais (Belo Horizonte, 2001), Santa Catarina (Camboriú, 2002), Sergipe (Aracaju, 2003), Rio Grande do Sul (Gramado, 2004), Bahia (Ilhéus, 2005), Espírito Santo (Vila Velha, 2006), Paraná (Foz do Iguaçu, 2007) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2008).


Mais Informações
|Nany Mata
|31 9644.1970