Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Fórum Nacional de Comitês de Bacia se reúne na ANA

Fórum Nacional de Comitês de Bacia se reúne na ANA

por ASCOM/ANA publicado 24/04/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
Representantes de Comitês de Bacia Hidrográfica de doze estados se reúnem na sede da Agência Nacional de Águas – ANA para a primeira reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2007. José Machado, diretor-presidente da ANA, abre o evento na manhã desta terça-feira, 24/04, ao lad
Representantes de Comitês de Bacia Hidrográfica de doze estados se reúnem na sede da Agência Nacional de Águas – ANA para a primeira reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2007. José Machado, diretor-presidente da ANA, abre o evento na manhã desta terça-feira, 24/04, ao lado de Lupércio Ziroldo, coordenador do Fórum.

Nesta reunião, os representantes dos Comitês vão deliberar sobre a data e o local da assembléia anual do Fórum, que provavelmente acontecerá no segundo semestre deste ano. Além disso, os membros escolherão o tema que norteará os debates da assembléia. Um assunto que pode ser escolhido é a comemoração dos dez anos da Lei nº 9.433/97, mais conhecida como “Lei das Águas”, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Para José Machado, reuniões como esta são importantes, pois nelas nascem novas idéias. “Eu gostaria de ter uma importante parceria entre a ANA e este fórum”, completa o diretor-presidente da Agência.

Segundo o superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos da ANA, Rodrigo Flecha, o Fórum tem o papel de fortalecer os Comitês de Bacia.

O Fórum

Criado em 1999, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelos comitês legalmente instituídos nos sistemas nacional e estaduais de recursos hídricos. Atualmente, o Fórum é composto de 144 Comitês, localizados em rios de domínio da União ou estaduais.

O Fórum tem como missão articular os Comitês em âmbito nacional para fortalecê-los como integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.