Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Fórum do México debate soluções locais

Fórum do México debate soluções locais

por ASCOM/ANA publicado 17/03/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
O IV Fórum Mundial da água foi aberto oficialmente em 16/03 e continua até o dia 22 na cidade do México. Durante toda a semana haverá pelo menos 200 encontros temáticos com um total de 11.000 participantes para o principal evento internacional sobre água doce no mundo. O Brasil partici
O IV Fórum Mundial da água foi aberto oficialmente em 16/03 e continua até o dia 22 na cidade do México. Durante toda a semana haverá pelo menos 200 encontros temáticos com um total de 11.000 participantes para o principal evento internacional sobre água doce no mundo.

O Brasil participa de discussões sobre as bacias transfronteiriças, apresenta iniciativas de sucesso na gestão da água e participa dos debates em torno da gestão da água e o pacto federativo com uma palestra do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, neste sábado, 18/3. O encontro busca, principalmente, o diálogo entre os países para de decisões políticas sobre a gestão da água e o desenvolvimento sustentável.

O tema principal do fórum é “ações locais por um desafio global” e, dentro deste universo, foram escolhidos cinco eixos para discussão: água para o crescimento e o desenvolvimento, gestão integrada dos recursos hídricos e bacias transfronteiriças, abastecimento. No final do Fórum haverá um encontro dos Ministros de Meio Ambiente com o objetivo de assegurar os compromissos firmados entre todos os países, validar os projetos e ações que devem ser implantadas, além de fixar um prazo para estas ações, higiene da água para todos , gestão da água para a agricultura e o desenvolvimento e gestão envolvendo debates entre países ricos e pobres sobre o tema.

No transcorrer da semana haverá encontros bilaterais e o diretor-presidente da ANA estará com a coordenadora geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Rosalia Arteaga para, junto com alguns países amazônicos discutir uma agenda e as prioridades da questão dos recursos hídricos na região amazônica. O diretor de Água do Ministério do Meio Ambiente da Espanha, Fernando Octávio de Toledo discutirá uma cooperação técnica com a ANA. O diretor do Instituto Nacional de Águas da Argentina – INA, Jorge Maza, estará com o diretor-presidente da ANA para discutir temas de intercâmbio transfronteiriços e reforçar acordos entre os dois países na área ambiental.

Assessoria de Imprensa da ANA