Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Exposição Água para Vida, Água para Todos chega a Belém

Exposição Água para Vida, Água para Todos chega a Belém

por ASCOM/ANA publicado 31/10/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
'Água para vida, água para todos' é o lema da campanha promovida pela ONG ambientalista WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza), que visa mudar, a longo prazo, a visão da sociedade brasileira, fazendo com que deixe de considerar a água apenas como um bem a ser consumid
"Água para vida, água para todos" é o lema da campanha promovida pela ONG ambientalista WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza), que visa mudar, a longo prazo, a visão da sociedade brasileira, fazendo com que deixe de considerar a água apenas como um bem a ser consumido e passe a entendê-la como um suporte à vida.

A iniciativa conta com uma exposição itinerante, que é uma estratégia de comunicação e mobilização da campanha. O trabalho é feito por meio de uma carreta adaptada para receber a mostra, que fica sempre estacionada em locais de grande movimentação. A mostra percorre cidades do Brasil conscientizando sobre a importância da água e já passou por Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande e, agora, chega a Belém, a primeira cidade da região Norte a receber a exposição.

O encerramento deste itinerário, que já dura dez meses, será em Salvador. A previsão é de que o programa da WWF renove seus temas, sempre relacionados aos recursos hídricos, num período estipulado de cinco anos.

Montada em uma carreta de 40m² e com uma tenda de 160m², a mostra inclui jogos, brincadeiras e vídeos relacionados aos recursos hídricos. Mais de 45 mil pessoas já visitaram a exposição no país.

Em Belém, a carreta já está estacionada na Praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio Antônio Lemos. A abertura oficial da exposição em Belém será na realizada hoje (31), às 10h. Na ocasião, a organização do evento trará crianças da ilha de Cotijuba e de outras ilhas do entorno da cidade para incentivar a conscientização sobre a água. Também haverá apresentação de um grupo de danças regionais e a presença do prefeito Duciomar Costa, além de secretários estaduais.

A mostra, que ficará aberta até o dia 17 de novembro, das 9h às 17h, é realizada em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA) e HSBC, com apoio da Iveco.

Espaços

* Receptivo - Os visitantes receberão informações sobre a situação das águas do município onde moram e conhecerão histórias mitológicas sobre as águas do Brasil. Participarão ainda de uma atividade, que mostrará a importância em reduzir o uso de copos descartáveis e a preservação das águas.

* Espaço Mitologia das Águas - É um ambiente com clima de frescor de mata, plantas brisi (spray e água), almofadas com formatos de animais, para que todos possam se sentar, ouvir histórias sobre a água e receber informações sobre cuidados e preservação desse bem.

* Desafio das Águas - Onde as crianças participarão de jogo educativo de perguntas e respostas, com o objetivo de conscientizá-las sobre assuntos relacionados à água.

* Jogo das Regiões Hidrográficas do Brasil - Pensando na formação de cidadãos que num futuro próximo possam participar do processo de gestão das águas em Bacias, foi elaborado um jogo voltado para crianças de 7 a 14 anos, com o objetivo de estimular e aproximar esse conhecimento da realidade educacional das escolas.

* Espaço Arte das Águas - Com música ambiente.

Fonte: Amazônia Jornal