Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Especialistas da ANA vão acompanhar a cheia do São Francisco

Especialistas da ANA vão acompanhar a cheia do São Francisco

por ASCOM/ANA publicado 02/03/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
Durante a próxima semana, entre 5 e 9 de março, dois especialistas em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA acompanharão a cheia do São Francisco. O objetivo do trabalho é identificar os pontos críticos de alagamento das cidades ribeirinhas e observar como está ocorrendo a operação d
Durante a próxima semana, entre 5 e 9 de março, dois especialistas em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA acompanharão a cheia do São Francisco. O objetivo do trabalho é identificar os pontos críticos de alagamento das cidades ribeirinhas e observar como está ocorrendo a operação dos reservatórios da bacia do Velho Chico. A ação faz parte dos trabalhos de monitoramento de eventos hidrológicos críticos, desenvolvido pela Agência na bacia.

Os especialistas, junto com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf e a Defesa Civil, agirão nas regiões do Sub-médio e Baixo São Francisco, passando pelos reservatórios de Sobradinho (BA), Itaparica (PE), Moxotó (AL), Paulo Afonso (BA) e Xingó (entre AL e SE).

Chuvas na bacia do São Francisco

A bacia do rio São Francisco está em seu período chuvoso. Por isso, os reservatórios da região estão com elevados volumes de armazenamento. O de Sobradinho, por exemplo, estava com um volume útil de 84,7% até a última quinta-feira.

Para manter um volume vazio para controle de cheias, a quantidade de água liberada por Sobradinho deverá ser mantida em 6000m³/s até a próxima quarta-feira, 7 de março. Se a condição atual de chuva na bacia permanecer, as defluências poderão chegar a 6500m³/s na primeira quinzena de março.

De acordo com definição da Comissão Interministerial de Estudos para Controle de Cheias do Rio São Francisco, a vazão de restrição (volume máximo que pode ser liberado) do Vale do São Francisco é de 8000m³/s.