Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Diretor-presidente e senadora buscam meios para multiplicar os “produtores de água” pelo Brasil

Diretor-presidente e senadora buscam meios para multiplicar os “produtores de água” pelo Brasil

por ASCOM/ANA publicado 23/10/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h32
Pagamento por serviços ambientais. Este foi o principal tema discutido na tarde desta quinta-feira, 23/10, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em reunião entre o diretor-presidente da autarquia, José Machado, e a senadora Serys Slhessarenko. Também participar
Raylton Alves

Pagamento por serviços ambientais. Este foi o principal tema discutido na tarde desta quinta-feira, 23/10, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em reunião entre o diretor-presidente da autarquia, José Machado, e a senadora Serys Slhessarenko. Também participaram o assessor parlamentar da ANA, Cláudio Di Mauro, e consultores legislativos do Senado Federal.

Para José Machado, identificar mecanismos de financiamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) é uma agenda necessária para o Brasil. Por isso, o dirigente, a senadora e os demais participantes da reunião debateram sobre alternativas legais viáveis para incentivar os produtores rurais a preservarem água – por meio de uma recompensa financeira proporcional ao benefício ambiental causado – tornando-os verdadeiros produtores de água.

Durante o diálogo, o diretor-presidente da Agência também explicou à parlamentar a importância dos estados para a efetiva implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Já a senadora Slhessarenko, que participa da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável, demonstrou preocupação com a possível escassez de água nas próximas décadas e abordou a questão do contigenciamento dos recursos da ANA.