Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > CBH-PS define cobrança da água nos rios estaduais da bacia do Paraíba do Sul

CBH-PS define cobrança da água nos rios estaduais da bacia do Paraíba do Sul

por ASCOM/ANA publicado 18/10/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) promove nesta quarta-feira, dia 18, em Guaratinguetá, uma reunião plenária para definir a metodologia, critérios e valores para implantação da cobrança pelo uso das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, de responsabilidad
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) promove nesta quarta-feira, dia 18, em Guaratinguetá, uma reunião plenária para definir a metodologia, critérios e valores para implantação da cobrança pelo uso das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, de responsabilidade estadual.

O geólogo Edílson de Paula Andrade, secretário-executivo do CBH-PS, considera o encontro histórico para a região pela importância que os recursos hídricos tem na manutenção da vida terrestre e para o Vale do Paraíba, região que depende das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Ele explica que para atingir esta fase, o comitê realizou 12 encontros com diversos setores da sociedade, como os de saneamento, indústrias, produtores rurais, além de ministrar palestras em escolas e entidades para esclarecimento do assunto. Os eventos contaram também com a participação de representantes do Ceivap, Agência Nacional de Águas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Se aprovado no plenário do CBH-PS, o próximo passo será o encaminhamento do relatório para o CRH - Conselho Estadual de Recursos Hídricos - que avaliará as propostas apresentadas. De acordo com Andrade, após passar pelo CRH, o documento será enviado ao governador paulista. A previsão é de que a partir de 1º de janeiro comece a cobrança dos valores estipulados para a área da bacia.

Mais informações sobre o comitê, acesse www.comiteps.sp.gov.br.

Fonte:ACI – Agência de Comunicação Integrada/UNITAU/CBH-PS