Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Caminho das Águas é lançado em noite de gala

Caminho das Águas é lançado em noite de gala

por ASCOM/ANA publicado 14/03/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h33
As águas brasileiras têm um novo aliado. Na noite desta terça-feira, 13/03, no hotel Blue Tree Park, em Brasília, ocorreu o lançamento do Projeto Caminho das Águas, uma parceria entre a Agência Nacional de Águas – ANA e a Fundação Roberto Marinho. A iniciativa visa a conscientizar jovens de 5ª a 8ª
As águas brasileiras têm um novo aliado. Na noite desta terça-feira, 13/03, no hotel Blue Tree Park, em Brasília, ocorreu o lançamento do Projeto Caminho das Águas, uma parceria entre a Agência Nacional de Águas – ANA e a Fundação Roberto Marinho. A iniciativa visa a conscientizar jovens de 5ª a 8ª série sobre a importância da gestão dos recursos hídricos no país.

Estiveram no evento, entre outras autoridades, o diretor-presidente da ANA, José Machado; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

Segundo José Machado, o Projeto contribui para assegurar, a longo prazo, sustentabilidade à Política Nacional de Recursos Hídricos. “O Projeto Caminho das Águas se propõe a contribuir para a formação educativa das nossas crianças, numa perspectiva multiplicadora, visando a uma ampla mudança cultural em relação aos recursos naturais”, afirma.

Para José Roberto Marinho, os benefícios da iniciativa não ficarão restritos às escolas. ”O Caminho das Águas trata-se de um projeto que extrapola as salas de aula, deságua na vida de cada aluno e de cada pessoa envolvida”, conclui. Já Marina Silva destacou que o Caminho das Águas tem tudo para dar certo, pois o Projeto vai se utilizar de muitos meios para viabilizar o processo de educação, formação e informação.

Ao final da cerimônia, o trio Sá, Rodrix e Guarabyra fez uma apresentação com várias músicas que têm a água como tema, além de seus grandes sucessos.

O projeto

Após o lançamento oficial do Caminho das Águas e do sítio www.caminhoaguas.org.br, a próxima etapa do Projeto será a escolha das escolas que receberão os kits de educação ambiental. Para que a distribuição do material seja o mais eficiente possível, a ANA e a Fundação Roberto Marinho consultarão as secretarias de educação dos oito Estados que receberão o material educativo (RJ, SP, MG, ES, BA, SE, PE e AL) e os quatro comitês de bacia envolvidos.

Inicialmente, 1600 kits com material educativo serão distribuídos para 800 escolas públicas localizadas numa das quatro bacias hidrográficas atendidas pelo projeto: São Francisco (engloba BA, MG, PE, AL, SE, GO e DF), Doce (MG e ES), Paraíba do Sul (MG, SP e RJ) e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (MG e SP).

Dois professores de cada escola serão capacitados sobre recursos hídricos, especialmente os de Ciências e Geografia, e passarão o conhecimento para os professores das demais matérias e para os alunos.

O material educativo

Cada kit contém um CD com músicas que tratam de água, um CD Rom com todo o conteúdo didático, DVDs com programas feitos pelo Canal Futura especialmente para o Caminho das Águas, além de outros programas do Futura que tratam de recursos hídricos. Há dois cadernos de orientação para os professores, um mapa das regiões hidrográficas brasileiras e um jogo de RPG, que serve para ensinar os jovens ludicamente.

Para que escolas de todo o país tenham acesso ao conteúdo do Caminho das Águas, foi feito um sítio para o Projeto: www.caminhoaguas.org.br. Na página, os interessados poderão baixar todo o conteúdo dos kits, além de um jogo feito especialmente para o sítio.