Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Assessor da ANA profere palestra em Dourados (MS)

Assessor da ANA profere palestra em Dourados (MS)

por ASCOM/ANA publicado 12/06/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h32
De 11 a 15/06, em Dourados (MS), ocorre o 1º Congresso Dourados Cidade Educadora – O papel das universidades na construção da Cidade Educadora. O evento é aberto a todos os interessados e ocorre no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês e nas instituições de ensino superior envolvidas no Congresso: U
De 11 a 15/06, em Dourados (MS), ocorre o 1º Congresso Dourados Cidade Educadora – O papel das universidades na construção da Cidade Educadora. O evento é aberto a todos os interessados e ocorre no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês e nas instituições de ensino superior envolvidas no Congresso: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal (Uniderp) e Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Além destas instituições, a Prefeitura Municipal da cidade também organiza o evento.

Em 13/06, o assessor parlamentar da Agência Nacional de Águas (ANA), Cláudio de Mauro, vai proferir da palestra “Água e Desenvolvimento Sustentável”, cuja organização foi feita pela UFGD. Entre os temas que serão abordados está a relação entre o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida para as presentes e futuras gerações e o meio ambiente.

Cidades educadoras

No final dos anos 80, surgiu a concepção de “cidade educadora”. Em 1990, na cidade espanhola de Barcelona, aconteceu o 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Em 30 países já existem 355 destas cidades, sendo 14 no Brasil.

As cidades educadoras são aquelas que trabalham conjuntamente em projetos e atividades que melhoram a qualidade de vida de seus habitantes. Este processo requer a participação dos cidadãos na evolução e utilização do espaço onde vivem.