Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA promove curso sobre medição em grandes rios em Manaus

ANA promove curso sobre medição em grandes rios em Manaus

por ASCOM/ANA publicado 18/08/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
Acontece nesta sexta-feira, 18/8, às 19h, no auditório do SIPAM, em Manaus, a abertura do “V Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: técnicas de medição”, promovido pela Agência Nacional de Águas - ANA em parceria com o Serviço Geológico do Brasil - CPRM . Estarão presen
Acontece nesta sexta-feira, 18/8, às 19h, no auditório do SIPAM, em Manaus, a abertura do “V Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: técnicas de medição”, promovido pela Agência Nacional de Águas - ANA em parceria com o Serviço Geológico do Brasil - CPRM . Estarão presentes o diretor-presidente da ANA, José Machado e os diretores Bruno Pagnoccheschi e Dalvino Troccoli Franca, o diretor da CPRM, José Ribeiro Mendes, o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Virgílio Viana e o diretor do SIPAM, Roberto Ventura.

O curso acontece até o dia 27/8 em Manaus e Manacapuru, e contará com 30 participantes entre profissionais de entidades federais, estaduais, da sociedade civil, das instituições operadoras da rede hidrometeorológica nacional, dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e da própria ANA.

O objetivo é capacitar engenheiros, hidrólogos e técnicos da área de recursos hídricos nas técnicas e metodologias utilizadas para os trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios. O treinamento será divido em duas partes – aulas teóricas com os principais conceitos e métodos de medição de descarga líquida em grandes rios, de sedimentometria e de qualidade de água; e as práticas de campo acontecerão na estação hidrométrica de Manacapuru, no rio Solimões. Serão abordados os diferentes métodos de medições incluindo amostragem de sedimentos e de água.

A Agência Nacional de Águas já capacitou cerca de 150 técnicos nos cursos realizados anteriormente.

Bacia Hidrográfica Amazônica

A Região Hidrográfica Amazônica é constituída pela bacia hidrográfica do rio Amazonas situada no território nacional e, também, pelas bacias hidrográficas dos rios existentes na Ilha de Marajó, além das bacias hidrográficas dos rios situados no Estado do Amapá que deságuam no Atlântico Norte, um total de 3.870.000 km².

A bacia hidrográfica do rio Amazonas é constituída pela mais extensa rede hidrográfica do globo terrestre, ocupando uma área total da ordem de 6.110.000 km², desde suas nascentes nos Andes Peruanos até sua foz no oceano Atlântico (na região norte do Brasil). Esta bacia continental se estende sobre vários países da América do Sul: Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%).

Auditório do Sipam: Avenida do Turismo, 1350, bairro Tarumã, Manaus/AM.