Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA inicia aproximação com países da Bacia Amazônica

ANA inicia aproximação com países da Bacia Amazônica

por ASCOM/ANA publicado 22/10/2009 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Autoridade Nacional del Agua do Peru, instituição encarregada da gestão dos recursos hídricos naquele país, assinam amanhã (23/10) uma carta de intenção que expressa o compromisso mútuo de viabilizar um acordo de cooperação técni
Rosana Hessel

A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Autoridade Nacional del Agua do Peru, instituição encarregada da gestão dos recursos hídricos naquele país, assinam amanhã (23/10) uma carta de intenção que expressa o compromisso mútuo de viabilizar um acordo de cooperação técnica na área de recursos hídricos entre o Brasil e o país vizinho. A iniciativa é o primeiro passo da agência brasileira em busca de uma maior aproximação entre países que integram a Bacia Amazônica (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela).

O presidente da ANA, José Machado, acompanhado do diretor Dalvino Franca, encerra amanhã a viagem de dois dias a Lima com a assinatura da carta com a instituição encarregada da gestão dos recursos hídricos no Peru. O objetivo da viagem é conhecer as atribuições da recém-criada instituição peruana e discutir sobre possibilidades futuras de cooperação técnica na área de recursos hídricos.

A missão deverá aprovar uma estratégia de cooperação das duas instituições para implementação em 2010. Faz parte da agenda da missão a realização de visitas protocolares ao Ministro do Ambiente do Peru, Senhor Antonio Brack, ao Ministro da Agricultura, Senhor Adolfo Vélez, e visita ao Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (SENAMHI). Machado também fez uma palestra sobre o tema “Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil” para as autoridades peruanas.