Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA assina acordo de cooperação técnica com Cuba

ANA assina acordo de cooperação técnica com Cuba

por ASCOM/ANA publicado 07/12/2005 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, assinou acordo de cooperação com o Enceto Nacional de Recursos Hidráulicos de Cuba dentro do projeto de cooperação técnica entre os dois países. Previ


O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, assinou acordo de cooperação com o Enceto Nacional de Recursos Hidráulicos de Cuba dentro do projeto de cooperação técnica entre os dois países.
Previsto para um período de dois anos, o acordo tem como objetivo contribuir para a implementação e o desenvolvimento da gestão integrada de recursos hídricos no Brasil e em Cuba, bem como promover a capacitação técnica e institucional de agentes gestores da Agência Nacional de Águas e do Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos de Cuba.
As missões técnicas em Cuba e no Brasil tratarão de temas tais como quantidade e qualidade de água em bacias hidrográficas, gestão da informação, planejamento de recursos hídricos e alerta de eventos críticos, e manejo integrado de água e solo em bacias hidrográficas, entre outros. A primeira missão técnica da ANA em cuba está prevista para o mês de março de 2006.
Machado participou da abertura da V Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil – Cuba, na Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores realizada em 5/12. O acordo faz parte do projeto “Intercâmbio Técnico e Institucional na Área de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas”, a ser implementado pela ANA e pelo Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos de Cuba no âmbito do programa de cooperação técnica entre os dois países.
A assinatura do acordo teve a participação do Embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira, Diretor da ABC, do Embaixador de Cuba no Brasil, Senhor Pedro Nuñez Mozquera, da Senhora Lina Dominguez, Vice-Ministra de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba e do Senhor Roberto Rivas Lopez, Diretor de América Latina e Caribe do Ministério de Investimento Estrangeiros e Cooperação Econômica de Cuba e do assessor internacional da ANA, Raimundo Alves entre outros representantes dos Governos brasileiro e cubano.

Elza Pires – Assessoria de Imprensa da ANA