Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Agência participa do I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo

Agência participa do I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo

por ASCOM/ANA publicado 29/09/2009 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
Entre 15 e 18 de setembro, São Paulo sediou o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (Cimas), evento realizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) e que contou com o patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA). O encontro teve co
Raylton Alves

Entre 15 e 18 de setembro, São Paulo sediou o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (Cimas), evento realizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) e que contou com o patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA). O encontro teve como objetivo alertar a sociedade sobre a importância do meio ambiente subterrâneo. Além disso, o I Cimas reuniu especialistas em busca de soluções para gestão e conservação dos recursos hídricos subterrâneos.

Os principais temas tratados durante o Congresso foram: a gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas no Brasil, técnicas de investigação e novas tecnologias para remediação de áreas contaminadas, impactos nos processos industriais no meio ambiente subterrâneo e riscos à saúde e sustentabilidade no uso das águas subterrâneas.

Segundo a Abas, as águas subterrâneas são utilizadas para o abastecimento total ou parcial de 80% dos municípios paulistas, o que influencia diretamente a vida de 5,5 milhões de pessoas. Além disso, a instituição afirma que o abastecimento público é feito com águas subterrâneas na maioria das cidades do Brasil e do mundo.