Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Acordo Brasil e Espanha com foco no semi-árido

Acordo Brasil e Espanha com foco no semi-árido

por ASCOM/ANA publicado 24/10/2006 00h00, última modificação 14/03/2019 16h34
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA, José Machado e o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró Conde assinaram hoje (24/10),o plano de implementação da cooperação técnica entre os dois países na área de recursos hídricos. Como primeira ação concreta da coopera
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA, José Machado e o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró Conde assinaram hoje (24/10),o plano de implementação da cooperação técnica entre os dois países na área de recursos hídricos.

Como primeira ação concreta da cooperação entre os dois países, está prevista para o final de novembro, a visita de uma missão espanhola ao Brasil para conhecer ações específicas na região do semi-árido. Uma delas é a experiência do vale do Jaquaribe, Ceará, projeto apoiado pela ANA e que substituiu a irrigação por inundação, utilizada no plantio de arroz, pela fruticultura com irrigação de gotejamento, proporcionando economia de água de 6 metros cúbicos por segundo, equivalente ao consumo de água de Fortaleza.

O acordo entre os dois países prevê intercâmbio técnico nas seguintes áreas temáticas: gestão de recursos hídricos em regiões semi-áridas; prevenção dos efeitos das secas e inundações; gestão de recursos hídricos por bacias hidrográficas e sistemas de informações hidrológicas.