Você está aqui: Página Inicial > Águas no Brasil > Panorama das águas > Mudanças climáticas e recursos hídricos

Mudanças climáticas e recursos hídricos

O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos. 

Diante do cenário de mudanças no clima, a Agência Nacional de Águas (ANA) implementa medidas para aumentar a segurança hídrica e a capacidade do Brasil de se adaptar a novos cenários. A ANA também promove reuniões técnicas, dá apoio ao desenvolvimento de grupos de estudos científicos e elabora documentos de diretrizes e planos de recursos hídricos. Para saber mais sobre as principais ações tomadas pela ANA, acesse as publicações e estudos para download.

Conheça o histórico do papel da ANA em relação às mudanças climáticas: 

2002 – A ANA exerce a coordenação da Câmera Técnica de Recursos Hídricos no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Reuniões foram registradas na publicação Clima e Recursos Hídricos.

2009 – Instituída a Política Nacional de Mudança do Clima, que oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima e redução de emissões de gases de efeito estufa até 2020.

2010 – A ANA cria o Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas, responsável pela elaboração do documento de diretriz “Os efeitos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos: desafios para a gestão”. Com caminhos gerais de preparação para crises e ainda discute temas como a variabilidade climática, planejamento dos recursos hídricos, entre outros.

2010 – A ANA dá início à promoção de estudos de mudanças do clima para subsidiar a elaboração de planos de bacias de recursos hídricos.

2013-2015 – Em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a ANA cria o documento “Mudanças climáticas e recursos hídricos: avaliações e diretrizes para adaptação”. Com o objetivo de apoiar a formulação do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima.

2015 – A ANA, juntamente com o CNPq e a CAPES, lança editais de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos para pesquisas e projetos sobre os impactos das mudanças nos recursos hídricos.

2016 – A ANA dá início a programas de capacitação em metodologias de análise de custo-benefício em mudanças do clima, com o apoio do Grupo de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

2017 – ANA integra a nova formatação do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), cujo objetivo é conscientizar a sociedade e contribuir para discussão de ações necessárias para o enfrentamento das mudanças climáticas.

2017-2018 – A ANA integra efetivamente o tema das mudanças climáticas em suas iniciativas de planejamento e gestão dos recursos hídricos, por meio de projeto piloto na Bacia do Rio Piranhas Açu.