ODS 6 no Brasil: Visão da ANA sobre os indicadores

Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), segundo a ONU, é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos. A fim de contribuir para o monitoramento e o cumprimento dessas metas, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta o relatório ODS 6 no Brasil - Visão da ANA sobre os indicadores.

No documento, estão sistematizadas as informações produzidas sobre todas as oito metas do ODS 6, incluindo a série histórica dos resultados, diferentes níveis de desagregação espacial, críticas e sugestões de aprimoramentos metodológicos, comparação do Brasil com outros países e regiões do mundo, bem como fichas metodológicas com passo a passo para replicação.

Foram avaliados os cenários de disponibilidade dos recursos hídricos, as demandas e usos da água para as atividades humanas, as ações de conservação dos ecossistemas aquáticos, redução de desperdícios e acesso ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos. O relatório foi elaborado seguindo metodologia discutida com agências da ONU e contou com a revisão de diversas instituições parceiras.

Acesse a íntegra do documento e navegue abaixo no painel ODS 6 - Água Limpa e Saneamento, também disponível na versão em inglês.